Plano conclui que Goiás pode ter problemas para atender necessidades de água na próxima década

Últimas plenárias do Plano de Bacias são apresentadas neste mês de fevereiro

Água é uma preocupação nacional e Goiás não é exceção. Seja pela escassez ou pelas chuvas intensas que causam estragos nos centros urbanos, a gestão da água tem impacto direto na vida de todo goiano. Neste mês de fevereiro, chega ao fim a etapa formal do Plano de Bacias dos Afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás, uma continuação tanto do Plano Nacional de Recursos Hídricos quanto do Plano de Recursos Hídricos do Rio Paranaíba.
Entre os dias 8 e 17 de fevereiro, serão realizadas plenárias públicas, de forma aberta e virtual, para a apresentação e aprovação dos últimos produtos do Plano – que serve de guia e ferramenta para a gestão pública e privada das nossas águas, além de elemento e ferramenta de base para monitoramentos para a sociedade civil.
Desde 2018, o Plano reúne esforços de profissionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Universidade Federal de Goiás (UFG), dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Paranaíba e de empresas e entidades interessadas, como a Saneago, além de representantes civis de cada município.
“O Plano abrange todas as questões relacionadas à gestão da água. No entanto, o foco da maioria das ações está em tentar equacionar a relação entre demandas e disponibilidades. É um problema que estamos enfrentando desde 2016 e que pode se agravar”, ressalta o coordenador técnico do Plano de Bacias dos Afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás (PBAPGO) e professor da UFG, Klebber Formiga.
O coordenador ainda lembra que, pela área ter metas e ações muitas vezes de difícil acompanhamento, foram elaborados manuais para que tanto os comitês quanto a sociedade consiga acompanhar e fazer um bom trabalho. Outros produtos como mapeamentos, diagnósticos, enquadramentos e resumos também estão entre as entregas do Plano ao longo desses anos.
O legado do esforço coletivo ligado ao Plano de Bacias é, segundo o especialista, deixar mapeado, discutido e disponível publicamente o cenário para evitar a má gestão dos recursos hídricos no nosso estado.
“A conclusão do Plano é que a disponibilidade da água nos Afluentes Goianos do Rio Paranaíba é limitada e as demandas estão crescendo, havendo possibilidade de, na próxima década, termos um crescimento dos locais com problemas para atender as necessidades de água”, alerta o professor. “Para evitar esse cenário, as ações propostas devem ser implementadas de modo a se minorar este risco”, completa.
Apresentação pública
As plenárias públicas serão realizadas de 8 a 17 de fevereiro e separados pelas bacias que compõem o Plano de Recursos Hídricos das seguintes bacias (UPGRH): Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba; Rio Meia Ponte; Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do rio São Marcos e Rio dos Bois.
Toda a programação pode ser acompanhada pelo site http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br ou pelo instagram @pbap_go. As transmissões ocorrerão por meio do Zoom (com microfone aberto) e pelo YouTube da UFG.
Confira as datas e links abaixo:
08/02
6ª Reunião Extraordinária CBH Baixo Paranaíba
Hora: 8 fev. 2022 09:00 da manhã São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 917 7900 6281
Senha de acesso: 352355
09/02
14ª Reunião Extraordinária CBH Meia Ponte
Hora: 9 fev. 2022 09:00 da manhã São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 969 4577 0456
Senha de acesso: 925983
10/02
9ª Reunião Extraordinária CBH Bois
Hora: 10 fev. 2022 09:00 da manhã São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 954 5419 6071
Senha de acesso: 569669
11/02
15ª Reunião Extraordinária CBH CVSM
Hora: 11 fev. 2022 09:00 da manhã São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 951 8615 8561
Senha de acesso: 085515
15/02
16ª Reunião Extraordinária CBH Meia Ponte
Hora: 15 fev. 2022 01:45 da tarde São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 930 7258 0987
Senha de acesso: 315427
16/02
10ª Reunião Extraordinária CBH Bois
Hora: 16 fev. 2022 09:00 da manhã São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 985 4501 8209
Senha de acesso: 526086
17/02
16ª Reunião Extraordinária CBH CVSM
Hora: 17 fev. 2022 01:45 da tarde São Paulo
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 921 8794 4556
Senha de acesso: 994716

 

Sobre a proposta de enquadramento

O enquadramento é instrumento de extrema importância definido na Política Nacional de Recursos Hídricos. Para entender de forma simplificada, o enquadramento funciona assim: ele classifica as águas em classes segundo sua qualidade. Essas classes estão contidas na Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de Nº 357, de 17 de março de 2005. A resolução estabelece, ainda, os padrões de lançamento de efluentes nos corpos hídricos.

As classes podem ir de Especial até a Classe 4. Águas de Classe Especial e 1 são recomendadas para usos mais nobres, onde há contato humano direto e grande possibilidade de sua ingestão. Quanto maior a numeração da classe, pior a qualidade da água do manancial e mais restritivo é o seu uso.

É por isso que é tão importante a documentação desse enquadramento porque, dependendo da classe, maior a necessidade de tratamento para se adequar a qualidade dessa água para determinado uso.

A proposta servirá, então, para nortear a utilização das águas dos corpos hídricos conforme sua finalidade, e estabelecer metas de tratamento de efluentes lançados nos corpos d’água para manutenção de seu uso. Este já é o quinto produto (documento) apresentado.

 

Sobre o PBAPGO

A Semad, juntamente com a UFG, tem administrado os Recursos Hídricos do Estado por meio do planejamento sistemático de suas ações com o intuito de alcançar uma visão integrada dos diferentes usos e usuários da água e, por conseguinte, proporcionar uma preservação dos ecossistemas aquáticos de Goiás.

Todo esse esforço conjunto é reunido no PBAPGO, o Plano de Bacias dos Afluentes do Rio Paranaíba do Estado de Goiás. A iniciativa é da Semad em conjunto com a UFG, a partir da contratação da equipe técnica com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). Todos os produtos e informações sobre o plano são públicos e estão disponíveis no site pbapgo.meioambiente.go.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *