Semad Goiás e UFG lançam concurso para conscientizar público infantil sobre o uso afetivo da água

Ação envolve crianças e professores(as) do Ensino Fundamental com a produção de cartas e desenhos

Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), o concurso “Um mar de cartas para a humanidade” será lançado nesta quarta-feira, 24 de março. A ação pretende atrair estudantes de 6 a 12 anos e seus(as) professores(as) para a discussão da importância do uso consciente e afetivo da água. Tanto o edital quanto a cartilha infantil estão disponíveis a partir desta quarta no site do projeto PBAP-GO, pbapgo.meioambiente.go.gov.br.

Qualquer estudante de escolas da rede pública ou particular de Goiás, dentro da faixa-etária, pode participar da ação. Cada criança poderá escrever uma carta de até 10 linhas defendendo a importância da água para o planeta e anexar um desenho que ilustre a mensagem que quer passar.

Professores e professoras, por sua vez, poderão orientar diversos trabalhos, o que permite que a cartilha seja trabalhada como material pedagógico em aula e que as cartas e os desenhos sejam utilizados como atividade. Ao fim, os orientadores poderão solicitar certificado de participação com carga horária de duas horas-aula por estudante orientado.

Como participar

As inscrições começam no dia 1º de abril, pela internet, e seguem até 20 de maio. Para a inscrição, cada docente orientador(a) deve preencher a ficha de inscrição, termo de autorização e enviar os documentos, juntamente com a carta e o desenho, para o e-mail que consta no edital. A divulgação do resultado final será entre os dias 30 de maio e 5 de junho, na Semana do Meio Ambiente.

Premiação
No concurso, 50 trabalhos serão selecionados para a publicação de um livro digital, que será lançado no dia 19 de setembro, data que marca o centenário de Paulo Freire. Os três primeiros colocados, seus professores orientadores e suas escolas receberão medalhas e diplomas chancelados pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Os demais receberão menções honrosas, também chanceladas pela universidade.

Todos os trabalhos selecionados serão publicados também nas redes sociais do PBAP-GO, da Semad Goiás e da UFG.

SERVIÇO

Lançamento do concurso de educação ambiental “Um mar de cartas para a humanidade”

Quando: 24 de março de 2021

Onde: pbapgo.meioambiente.go.gov.br e @pbap_go

Quem: iniciativa da Semad Goiás e UFG, por meio do projeto de comunicação do Plano de Bacias dos Afluentes do Rio Paranaíba (PBAP-GO).

Ver o Edital

Ver Cartilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *