Semad e UFG apresentam Plano de Ações dos recursos hídricos para as bacias afluentes do Rio Paranaíba em Goiás (PBAP-GO)

De 19 a 22 de janeiro, a Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento (Semad), juntamente com a equipe técnica de professores da UFG, apresentam o Plano de Ações aos Comitês de Bacias Hidrográficas.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento e da Gerência de Instrumentos de Gestão, e a Universidade Federal de Goiás (Funape/UFG), por meio da equipe técnica formada por professores da Escola de Engenharia apresentam, entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2021, o Plano de Ações dos recursos hídricos para as bacias afluentes do Rio Paranaíba em Goiás, que compõe o produto quatro dos Planos de Recursos Hídricos das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Estado de Goiás afluentes ao Paranaíba (PBAP-GO).

No Estado de Goiás, a gestão e a proteção das águas têm ganho cada vez mais relevância nos debates sociais em decorrência, principalmente, da ampliação da demanda pelos usos dos recursos hídricos associada ao largo desenvolvimento socioeconômicos do Estado.

A Semad, juntamente com a UFG, tem administrado os Recursos Hídricos do Estado por meio do planejamento sistemático de suas ações com o intuito de alcançar uma visão integrada dos diferentes usos e usuários da água e, por conseguinte, proporcionar uma preservação dos ecossistemas aquáticos de Goiás. Provavelmente, junto com a disponibilidade financeira para fins de realização de obras e serviços, o fortalecimento da capacidade institucional para gestão juntamente com os mecanismos de participação efetiva, constitui-se um dos principais desafios para a Gestão de Recursos Hídricos.

O produto quatro é dividido em três partes: a primeiro apresenta um resumo sumário da bacia exposto no documento “Prognóstico”; um segundo elemento trata-se de informações sobre a atuação do Comitê de Bacia e o último refere-se a matriz preliminar do Plano de Ações, envolvendo a ideia de Programa, Projetos e Ações.

O estudo técnico foi viabilizado pela Semad por meio de contrato com a Funape/UFG visando a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das seguintes bacias (UPGRH): Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba; Rio Meia Ponte; Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do rio São Marcos e Rio dos Bois.

Mais informações e acesso ao produto quatro na íntegra podem ser acessados aqui: http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br