Conheça o Matiz, projeto que muda a vida das pessoas com tintas de solos

O Tintas Matiz surgiu a partir de outro projeto de extensão da UFG, o “Multiplicando Saberes Sobre Solos”, coordenado pela professora Andrelisa Santos de Jesus, do Instituto de Estudos Socioambientais – IESA.
O pontapé inicial para estruturar o Tintas Matiz como ele está hoje, se deu a partir da 6ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG de 2019, em que o projeto concorreu na categoria social.
A partir disso, as atividades do Matiz passou a se direcionar mais fortemente para as tintas de solo, usando a educação ambiental como ferramenta, com o intuito de propagar a divulgação da pesquisa feita na universidade para todas as esferas da sociedade.

De forma resumida, a equipe do Matiz faz tintas a partir de materiais naturais reutilizáveis dos solos. E a partir disso, faz pintura em fachadas de casas e muros: “O nosso diferencial é usar solos que seriam descartados de laboratórios e da construção civil”, conta Luiz, participante do projeto.

Conheça o processo de produção das tintas

A produção das tintas é feita com apenas três ingredientes: água, cola e solo. Durante o processo, o primeiro passo é deixar o solo secar, para que não haja umidade para não influenciar na aplicação. Em seguida, o solo é destorroado, para que os agregados que compõem o solo fiquem menores para facilitar o passo seguinte que é o de peneiração que tem a finalidade de dar uma consistência homogênea ao solo. Depois da preparação do solo, é feita a mistura dos ingredientes. Durante a aplicação, geralmente colocamos é colocada um pouco mais de água para diluir a tinta e facilitar a aplicação.

Locais escolhidos para o mutirão de pinturas

O foco para a pintura de casas e muros são as pessoas de baixa renda, e normalmente acontece a partir de uma abordagem direta. O projeto é apresentado e o convite é feito. Com a popularidade do projeto, já existem algumas casas na lista de espera.

Equipe Tintas Matiz

Atualmente, a equipe é formada por 4 estudantes do curso de Ciências Ambientais da UFG – Aline dos Santos, Igor Boson Schetine, Clarisse Rodrigues e Luiz Humberto, todos sob a coordenação da professora Andrelisa. Além desses membros, em todas as ações realizadas, o projeto conta com inúmeros parceiros e voluntários, que são importantíssimos na realização de todas as atividades do Matiz.

Foto: acervo pessoal Tintas Matiz

Principais desafios e conquistas do Matiz

Segundo o Luiz Humberto, membro do projeto o principal desafio do Matiz é “Convencer as pessoas da qualidade e eficácia da tinta, além de mostrar que o que fazemos não é novidade, afinal, o ser humano do paleolítico já utilizava tinta com terra para registrar seu cotidiano nas paredes das cavernas que buscavam abrigo”. A busca por parceiros e patrocínio também foi um desafio no início, já que o Matiz Tintas é financiado por doações.

“Já a maior conquista sem dúvidas é ver a satisfação das famílias que atendemos ao fim da ações, sempre começam como um olhar desconfiado, afinal, é tinta de terra, mas logo quando vêm o resultado e ficam surpresos e gratos pelo que fazemos e isso é algo impagável pra gente”, conta Luiz. E além disso, todo o esforço e dedicação dos membros foi recompensado quando ganharam o primeiro lugar na categoria social na mostra UFG de inovação.

Equipe Matiz recebendo prêmio da 6ª OEU. Foto: acervo pessoal projeto Matiz

Como as pessoas podem participar do Matiz Tintas?

Você pode participar do projeto sendo beneficiário, voluntário ou apoiador:

• Para ser beneficiário, basta ser de baixa renda e ter alguma parede no reboco, já que em paredes com outras texturas a técnica de aplicação de tinta não funciona muito bem
  • Como apoiador ou parceiro, é só querer ajudar de alguma forma, seja com doações de materiais, recursos ou na simplesmente divulgando o projeto
  • Para ser voluntário é só ter vontade de ajudar!

“Acreditamos muito que responsabilidade social e ambiental é dever de todos e todas e esse foi o lema que nos guiou e guia até o momento. Nosso foco é utilizar a educação ambiental como ferramenta transformadora para levar à sociedade os saberes acerca da ciência do solo, que é um recurso de múltiplas funcionalidades e de extrema importância para a manutenção da vida no planeta. Assim, pretendemos levar para além dos muros da universidade um pouco da ciência produzida ali para a população da nossa capital”, finaliza a equipe do projeto Matiz Tintas.

Para saber mais, siga o projeto no instagram: @tintas_matiz