Como economizar água de forma simples

Muitas vezes o nosso país passa por crises hídricas, nesses períodos costumam ocorrer campanhas de racionalização e economia de água.

Porém, é importante ressaltar que é válido economizar água durante todo o ano e não apenas em momentos de seca. Afinal, a água é um bem não-renovável.

Pensando nisso, confira cinco dicas simples de como cuidar do meio ambiente com pequenas atitudes cotidianas:

 

Vazamentos de água

É comum pensar que pequenos vazamentos de água não fazem diferença. Mas não é bem assim que funciona. Além do desperdício, o valor da conta de água aumenta significamente. Ou seja, é mais proveitoso e responsável ambientalmente desembolsar uma certa quantia para consertar o vazamento do que deixar para depois.

 

Lavar louça

A dica mais importante dessa tarefa cotidiana em relação à economia hídrica é limpar os utensílios antes de utilizar a água para lavar. É essencial, portanto, retirar o excesso de sujeira dos objetos a se lavar e só então utilizar a água.

 

Uso de Mangueira

A mangueira deve ser evitada. Ao usá-la por quinze minutos, 180 de litros de água são consumidos. Essa quantidade é muito alta, por isso, deve-se utilizar um balde ou apenas um pano úmido dependendo da necessidade. Todas as atividades domésticas que fazem o uso da mangueira podem e devem ser substituídas por utensílios mais econômicos.

 

Caixa d'água

É importante verificar se a caixa de água está bem fechada, caso contrário, a água pode evaporar. Além disso, é necessário se atentar se ela não está próxima de transbordar, evitando assim, desperdícios.

 

Reaproveito de água

Muita água vai embora podendo ser utilizada novamente, como a do banho e da máquina de lavar, por exemplo. É possível reaproveitar essa água para lavar a calçada, a garagem e também dar descarga.

Quer acompanhar mais dicas como essa? Siga-nos em nossas redes sociais: https://www.facebook.com/gopbap/ e https://www.instagram.com/pbap_go/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *